As folhas ou brotos da batata doce podem ser consumidos refogados, empanados ou em sopas. Rico em carboidratos, contém vitamina A, vitaminas do complexo B (tiamina, riboflavina e niacina) e água. Fonte de minerais, fornece cálcio, fósforo, potássio, magnésio, enxofre e sódio. Aprenda uma receita para adquirir todas essas energias!
Creme de batata doce
Ingredientes- 1 kg de batata-doce sem casca e em cubos
- 1 cebola picada
- 1 linguiça em cubos
- 1 pote de alho-poró picado
- Azeite e sal a gosto
Refogue a cebola no azeite. Acrescente a linguiça e refogue mais um pouco. Adicione a batata-doce e água suficiente para cozinhar. Depois disso, bata no liquidificador as batatas com a água do cozimento e volte o creme formado à panela, colocando o alho-poró picado. Deixe ferver e sirva com croûtons. A batata-doce só deve ser mantida em geladeira por curtos períodos de tempo, sempre na parte mais baixa, e em sacos plásticos para evitar o ressecamento e seu consequente enrijecimento.
Quem pode comer?
- Todas as idades: A batata-doce pode ser cozida com casca e sem óleo. Consuma-a de duas a três vezes por semana. A fonte de energia vem dos altos teores de carboidratos (de 13,4% a 29,2%, açúcares e de 4,8% a 7,8%), fornecendo de 110 a 125 calorias em cada 100 g.
- Atletas: Por apresentar baixo índice glicémico, proporciona uma geração de energia equilibrada, evitando picos de glicose e as doses exageradas de insulina.
- Vegetarianos: Na receita, a linguiça foi utilizada para dar um gosto diferente, mas pode ser substituída por tofu defumado na quantidade de 100 g, utilizando-se de outra fonte proteica por uma alternativa com menor teor de gordura e nada de colesterol ruim.
http://revistavivasaude.uol.com.br/nutricao/home/alem-do-doce-de-batata-doce/351/
Sem comentários:
Enviar um comentário