sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
IV – LACTICÍNEOS
Exemplos de alimentos: leite, iogurte líquido, iogurte sólido, queijo fresco, queijo curado, requeijão, bebidas de soja enriquecidas com cálcio (“leite de soja”), iogurte de soja enriquecido com cálcio…
...
O que representa uma porção?
Leite meio gordo ou magro – 1 chávena almoçadeira – 250ml
Iogurte líquido – 1 unidade
Iogurte sólido – 1 e ½ unidades
Queijo curado, flamenco – 2 fatias finas – 30 a 40g
Queijo fresco – ¼ de unidade de tamanho médio – 50g
Requeijão – 1/2 unidade média – 100g
Bebida de soja enriquecida com cálcio – 1 chávena almoçadeira – 250 ml
O que diz a Roda para a população em geral?
Consumir 2 a 3 porções diárias de Lacticínios
Informações e conselhos:
Para assegurar as suas necessidades de cálcio recomenda-se o consumo de 3 porções deste grupo durante a gravidez.
Os vegetais de folhas verde-escuras, como brócolos, agrião, couve-galega, grelos, salsa e coentros, também são boas fontes de cálcio. Se tiver o hábito de consumi-los diariamente e em grande quantidade pode necessitar apenas de 2 porções de Lacticínios.
Prefira os lacticínios meio-gordos, uma vez que a gordura do leite é predominantemente do tipo saturada, que é prejudicial à saúde em grandes quantidades.
Não consuma queijos de pasta mole ou semimole, feitos com leite não pasteurizado pois podem estar contaminados por bactérias perigosas para a mulher grávida e seu bebé. São exemplos destes queijos: Brie, Camembert, Queijo da Serra, Queijo de Azeitão, queijo fresco, requeijão, entre outros.
Somente os queijos curados (duros) ou feitos com leite pasteurizado são seguros para consumo durante a gravidez. Verifique a lista de ingredientes da embalagem para saber se o leite utilizado na produção do queijo foi ou não pasteurizado.
Sabia que…
O cálcio presente no leite prejudica a utilização do ferro de outros alimentos por parte do organismo?
Por isso, é melhor consumir leite e derivados, como os queijos e iogurtes, ao pequeno almoço e nos lanches e evitá-los ao almoço e ao jantar, refeições em que o ferro costuma estar mais presente.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário